Introdução à Base Bíblica
27Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. 29 E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. 30 E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez." (cf Gênesis 1.27-30).
Após o Senhor Deus ter criado o Ser Humano em suas duas expressões: homem e mulher (v.27); a revelação declra que Deus os fez segundo à sua imagem. Já no v.28, o Senhor Deus lhes dar decretos ou ordens; o texto diz: "Deus os abençoou"! Antes de Deus lhes dar ordens, lhes abençoou! Sim, pois para nós humanos realizar suas ordens, precisamos de uma palavra operativa, de um decreto daquele que é maior e acima de nós; uma palavra que nos abençoa e não uma que nos prejudica - 'maldição'! O Senhor Deus, lhes dar decretos abençoadores ao mesmo tempo que lhes dar o poder para que lhes pudesses ser executados. Cristo asseverou isso aos seus discípulos que quiça podíam pensar em fazer a vontade de Deus pelo poder próprio, sem per si ser pelo poder do Criador; Cristo declarou "sem Mim, nada podeis fazer" (cf João 15.5).
O Decreto de Deus foi a bênção e o poder para que nossos primeiros pais pudessem executar suas ordens que o Criador e Senhor da Terra lhes por conseguintes já os daría. (1) SEDE FECUNDOS; (2) MULTIPLICAI-VOS; (3)ENCHEI A TERRA (4) E DOMINAI. Podemos ver que as ordens relacionados no v.28 vem à forma do modo verbal que nossa gramática da língua portugues chama de Modo Imperativo. Deus sendo Senhor e Deus, não pede, soltanto Ordena! Continuando pelo v.28, Deus ordena que o homem dominasse, além da Terra, mas que também dominasse os animais rastejantes, os voláteis e os peixes!
No v.29, Deus proveu a alimentação para os seres humanos e no v.30 a alimentação para os animais! Para os seres humanos diz a ordem: "...Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.
(1) As Ervas Que Dão Semente
(2) Todas as Árvores em Que Há fruto que Dê Semente
Até esse momento no capítulo 2 de Gênesis, o Senhor Deus deu tais ordenanças quando ainda não havia entrado o pecado na vida do seres humanos. Sabemos que o pecado tería lugar para entrar através também da comida ao proibir por seu Amor, o toque e o ingerir do fruto proibido que estava na árvore do Conhecimento do Bem e do Mal (vf Gen 2.17)
Ao passo que se segue e o pecado se apresença nos corpos de nossos primos pais, o Senhor Deus acrescentou mais hum ítem à dieta alimentar deles:
"Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo" (cf Gen 3.18)
Considerações sobre O Nosso Mantimento Alimentar:
(1) 'Ervas que dão semente', são aquelas comestíveis que não são fornecidas por árvores. Creio que de forma especial aquelas frutas que a muitos também chamamos de legumes, mas que são frutas oriúndas de ervas. Os exemplos: Melancia, Melão, Uva, Morango, Mamão, Tomates, Algumas pimentas, entre outras. Alguns defendem que sejam os cereais. Eu prefiro tais frutas que dão semente partindo de um fruto. Muitos cereais que come-se atualmente, são mais voltados aos animais que têm um aparelho digestivo mais apropriados para esses tipos de sementes.
(2) 'Árvores em Que há frutas que dê Semente' - não temos muita dificuldade de entender que esse ítem é o principal para nossa alimentação. Não foram primariamente os animais como nosso mantimento. Os seres humanos tem as mãos já prontas e adequadas para tomar os frutos das árvores para alimentarem-se. Também, e principalmente, um aparelho digestivo próprio para a digestão dos mesmos. Não sería por acaso que a humanidade anda doente por moléstias promovidas por erro alimentar?
(3) "...a Erva do Campo" - acreditamos que por motivo de ser achados os princípios biológicos que as ervas trazem, passamos a ter a ordem por parte de Nosso Criador, sendo amor, nos previnir e nos tratar das enfermidades.
ALIMENTOS PRONTOS
Deus quando deu a Terra forneceu para mantimento aos seres humanos frutas das árvores e das ervas. Alimentos vegetais prontos, não necessitando cozinhar. O homem não careceria fazer fogo para refogá-los ou amolecê-los! Essa característica dos alimentos na dieta do Édem, se fosse obedecida e seguida pela humanidade, o grande jardim que devería ter se tornado, não veríamos o averso que é hoje imensas áreas desmatadas para alimentá-la! Ao invés da humanidade derrubar tantas árvores, comprometendo o nosso ecossistema, faría e o planeta tería imensos pomares voltados para nosso mantimento! Não precisaría dos fogões, e disso do petróleo e por conseguinte, a poluição que vería de hoje! Nós teríamos um grande alívio no desflorestamento de árvores para obtermos lenhas para fazermos fogo para escaldar nossos alimentos! Seguido a isso mais oxigênio para nosso meio-ambiente!
ALIMENTOS CRÚS & VIVOS
Os alimentos que Deus forneceu e ordenou que nossos primeiros pais se alimentassem éram e são portanto e sotanto crús. Disso entendemos o crudivorismo da Dieta do Édem. Os alimentos prontos ao serem retirados da árvores ou da erva são alimentos vivos, com o vigor dos raios solares. Aqui paradoxalmente, quando o homem primou a comer animais, tinha que matar ou sacrificá-los. No entanto, Deus ofereceu alimentos vivos pelas frutas e ervas!
(c)2024, Ministério Departamental Embaixadores do Rei. RS, Brasil.