Tocador GJN

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Crudívorismo, o que o Gênesis diz!?

Introdução à Base Bíblica

27Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. 29 E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. 30 E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez." (cf Gênesis 1.27-30).

Após o Senhor Deus ter criado o Ser Humano em suas duas expressões: homem e mulher (v.27); a revelação declra que Deus os fez segundo à sua imagem. Já no v.28, o Senhor Deus lhes dar decretos ou ordens; o texto diz: "Deus os abençoou"! Antes de Deus lhes dar ordens, lhes abençoou! Sim, pois para nós humanos realizar suas ordens, precisamos de uma palavra operativa, de um decreto daquele que é maior e acima de nós; uma palavra que nos abençoa e não uma que nos prejudica - 'maldição'! O Senhor Deus, lhes dar decretos abençoadores ao mesmo tempo que lhes dar o poder para que lhes pudesses ser executados. Cristo asseverou isso aos seus discípulos que quiça podíam pensar em fazer a vontade de Deus pelo poder próprio, sem per si ser pelo poder do Criador; Cristo declarou "sem Mim, nada podeis fazer" (cf João 15.5).

O Decreto de Deus foi a bênção e o poder para que nossos primeiros pais pudessem executar suas ordens que o Criador e Senhor da Terra lhes por conseguintes já os daría. (1) SEDE FECUNDOS; (2) MULTIPLICAI-VOS; (3)ENCHEI A TERRA (4) E DOMINAI. Podemos ver que as ordens relacionados no v.28 vem à forma do modo verbal que nossa gramática da língua portugues chama de Modo Imperativo. Deus sendo Senhor e Deus, não pede, soltanto Ordena! Continuando pelo v.28, Deus ordena que o homem dominasse, além da Terra, mas que também dominasse os animais rastejantes, os voláteis e os peixes! 



No v.29, Deus proveu a alimentação para os seres humanos e no v.30 a alimentação para os animais! Para os seres humanos diz a ordem: "...Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.

(1) As Ervas Que Dão Semente

(2) Todas as Árvores em Que Há fruto que Dê Semente

Até esse momento no capítulo 2 de Gênesis, o Senhor Deus deu tais ordenanças  quando ainda não havia entrado o pecado na vida do seres humanos. Sabemos que o pecado tería lugar para entrar através também da comida ao proibir por seu Amor, o toque e o ingerir do fruto proibido que estava na árvore do Conhecimento do Bem e do Mal (vf Gen 2.17)

Ao passo que se segue e o pecado se apresença nos corpos de nossos primos pais, o Senhor Deus acrescentou mais hum ítem à dieta alimentar deles:

"Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo" (cf Gen 3.18)

Considerações sobre O Nosso Mantimento Alimentar:

(1) 'Ervas que dão semente', são aquelas comestíveis que não são fornecidas por árvores. Creio que de forma especial aquelas frutas que a muitos também chamamos de legumes, mas que são frutas oriúndas de ervas. Os exemplos: Melancia, Melão, Uva, Morango, Mamão, Tomates, Algumas pimentas, entre outras. Alguns defendem que sejam os cereais. Eu prefiro tais frutas que dão semente partindo de um fruto. Muitos cereais que come-se atualmente, são mais voltados aos animais que têm um aparelho digestivo mais apropriados para esses tipos de sementes.

(2) 'Árvores em Que há frutas que dê Semente' - não temos muita dificuldade de entender que esse ítem é o principal para nossa alimentação. Não foram primariamente os animais como nosso mantimento. Os seres humanos tem as mãos já prontas e adequadas para tomar os frutos das árvores para alimentarem-se. Também, e principalmente, um aparelho digestivo próprio para a digestão dos mesmos. Não sería por acaso que a humanidade anda doente por moléstias promovidas por erro alimentar?

(3) "...a Erva do Campo" - acreditamos que por motivo de ser achados os princípios biológicos que as ervas trazem, passamos a ter a ordem por parte de Nosso Criador, sendo amor, nos previnir e nos tratar das enfermidades.

ALIMENTOS PRONTOS

Deus quando deu a Terra forneceu para mantimento aos seres humanos frutas das árvores e das ervas. Alimentos vegetais prontos, não necessitando cozinhar. O homem não careceria fazer fogo para refogá-los ou amolecê-los! Essa característica dos alimentos na dieta do Édem, se fosse obedecida e seguida pela humanidade, o grande jardim que devería ter se tornado, não veríamos o averso que é hoje imensas áreas desmatadas para alimentá-la! Ao invés da humanidade derrubar tantas árvores, comprometendo o nosso ecossistema, faría e o planeta tería imensos pomares voltados para nosso mantimento! Não precisaría dos fogões, e disso do petróleo e por conseguinte, a poluição que vería de hoje! Nós teríamos um grande alívio no desflorestamento de árvores para obtermos lenhas para fazermos fogo para escaldar nossos alimentos! Seguido a isso mais oxigênio para nosso meio-ambiente!

ALIMENTOS CRÚS & VIVOS

Os alimentos  que Deus forneceu e ordenou que nossos primeiros pais se alimentassem éram e são portanto e sotanto crús. Disso entendemos o crudivorismo da Dieta do Édem. Os alimentos prontos ao serem retirados da árvores ou da erva são alimentos vivos, com o vigor dos raios solares. Aqui paradoxalmente, quando o homem primou a comer animais, tinha que matar ou sacrificá-los. No entanto, Deus ofereceu alimentos vivos pelas frutas e ervas!

(c)2024, Ministério Departamental Embaixadores do Rei. RS, Brasil.






quinta-feira, 19 de setembro de 2024

5 Princípios Ativos Naturais encontrados em Plantas Medicinais

Atualmente, num cenário de industrialização cada vez maior e mais forte, a busca por uma vida mais natural tem se intensificado e, nos últimos anos, atinge diversas áreas, dentre elas, a de medicamentos, com os famosos fitoterápicos.

A base de ação dos fitoterápicos são os princípios ativos naturais, isto é, substâncias encontradas nas plantas cuja ação é responsável pelo efeito terapêutico do produto final.

A propriedade medicamentosa da planta pode estar associada a uma única substância extraída do vegetal ou a um conjunto de compostos derivados de determinada parte da planta ou, até mesmo, dela inteira, caracterizando um fitocomplexo.

Assim, é possível perceber que, na fitoterapia, as plantas são usadas nas mais diversas preparações de forma a atingir seus efeitos curativos, no entanto, vale lembrar que para um medicamento fitoterápico, é utilizado o extrato vegetal, não somente o princípio ativo isolado.


A seguir, veja alguns ativos naturais que podem ser utilizados nas formulações fitoterápicas:

1. Cinarina

A Cinarina é um composto de sabor amargo encontrado, principalmente, nas folhas de alcachofra.

Seu poder de ação se encontra na capacidade de aumentar a secreção de bile, melhorando a ação do fígado e da vesícula biliar que possibilita melhor digestão de gorduras e diminuição dos níveis de colesterol no sangue.

2. Rutina

Também conhecida como bioflavonoide ou vitamina P, a rutina é um pigmento presente em alguns vegetais e frutas cítricas, como calêndula, aspargos, figos e trigo sarraceno.

Seu uso em fitoterapia se dá por sua conhecida ação antioxidante e anti-inflamatória, auxiliando o organismo na produção de colágeno, melhorando a absorção de vitamina C, atuando contra radicais livres e prevenindo coágulos sanguíneos.

Atualmente, a rutina é muito utilizada de forma complementar para o tratamento de artrite reumatoide e osteoartrite graças a sua capacidade de auxiliar na supressão do estresse oxidativo, aliviando dores relacionadas a essas doenças.

3. Alantoína

A propriedade de renovação celular e umectação da alantoína faz com que ela seja uma substância muito utilizada não só na fitoterapia, como também na cosmetologia.

Sua ação promove a proliferação celular, acelerando a regeneração da pele lesada o que leva a rápida cicatrização, além de hidratar a derme; assim, é muito utilizada para reduzir aspectos de irritação e aspereza da pele por atuar na cicatrização.

A alantoína é derivada das raízes e folhas de confrei, uma planta exótica e que se encontra completamente adaptada às condições brasileiras.

4. Saparinas

As saparinas são as principais substâncias responsáveis pelo conhecido efeito calmante do maracujá. Ela agem no sistema nervoso central, rearranjando os neurotransmissores e proporcionando sensação de relaxamento ao provocar diminuição da pressão arterial, diminuição das tensões musculares e melhoramento do ritmo cardíaco.

Devido a grande concentração de saparinas encontrada no maracujá, a Passiflora alata (nome cientifico do maracujá-doce) é muito utilizada no tratamento de insônia, depressão e ansiedade.

5. Taninos

Taninos são substâncias orgânicas conhecidas como polifenóis, encontrados principalmente em sementes, cascas e caules de frutos verdes, como uva, cravo, maçã, e em folhas e cascas do caule de determinadas plantas, como barbatimão.

Têm sabor amargo e causam sensação de adstringência, por isso servem como proteção contra ataques de insetos e animais herbívoros.

Seu uso como ativo natural em fitoterápicos provém de sua ação antioxidante, reforço nas paredes arteriais, eliminação do colesterol ruim e retardo do envelhecimento celular.

Esses são só alguns exemplos da infinidade de princípios ativos naturais que podem ser utilizados na fitoterapia. Vale ressaltar que os fitoterápicos não utilizam esses compostos isolados, mas sim, partes da planta rica nessas substâncias por meio de técnicas de maceração e extração para a obtenção dos extratos naturais.


Fonte: https://www.farmajunior.com.br/fitoterapicos/5-principios-ativos-naturais-encontrados-em-plantas-medicinais/

sábado, 14 de setembro de 2024

Profissão GUARDA FLORESTAL

Os guardas-florestais são responsáveis por patrulhar áreas naturais. Geralmente, sua jurisdição está relacionada a terrenos com vida selvagem ou de preservação ambiental, como parques estaduais, florestas e outras terras controladas pelo governo ou pelo estado. Se você quer conhecer mais sobre a carreira e saber como se tornar um guarda-florestal, confira o artigo que o Via Carreira preparou para você.



Esses profissionais possuem diversas responsabilidades, como cuidar da preservação da flora e fauna local, estudar a biodiversidade da região, monitorar a visitação em parques e evitar e combater incêndios florestais.

O que faz um guarda-florestal?

Antes de descobrir como se tornar um guarda-florestal, é imprescindível conhecer a profissão para determinar se esta é a melhor opção para você. 

De modo geral, esses profissionais são os responsáveis pela proteção e preservação de áreas naturais, como também realizam outras atividades relacionadas ao meio ambiente. Portanto, a rotina de trabalho dos guardas-florestais costuma variar bastante de acordo com as necessidades do dia.

Ou seja, em um determinado momento você pode receber visitantes no local em que trabalha para ensinar sobre ecossistemas, ecologia e geografia. Enquanto em um outro dia você pode enfrentar criminosos ambientais para combater o desmatamento ou a caça da reserva natural.

Além disso, o preenchimento de relatórios sobre suas tarefas cotidianas e serviços administrativos também farão parte do seu dia a dia caso decida seguir essa carreira.

Vantagens e desvantagens de se tornar guarda-florestal

Adentrar nessa profissão irá te proporcionar diversas vantagens, como oportunidade de trabalhar em contato com a natureza e ao ar livre, além de saber que a sua ocupação contribui para a preservação do nosso planeta, o que é bastante recompensador.

Por outro lado, exige um indivíduo totalmente focado em sua profissão, que não se importe de trabalhar em feriados e finais de semana ou, por exemplo, em perder noites de sono para combater um incêndio florestal em prol da conservação do local.

Além disso, algumas condições de trabalho também podem ser desfavoráveis, como a necessidade de trabalhar mesmo sob chuva e suportar, em ambiente aberto, os dias de frio ou calor intenso.

Outro ponto que pode ser complicado é o fato de que a conscientização não é uma tarefa fácil. Nem sempre é possível fazer com que as pessoas entendam a importância de mudar suas atitudes para contribuir com a conservação do meio ambiente, o que pode ser meio frustrante.

Área de atuação do guarda-florestal

Como vimos, o papel do guarda-florestal no campo de trabalho é bastante amplo, mas, de modo geral, é possível subdividi-lo em quatro principais áreas de atuação. São elas:

1 – Educação

Nesta área, os profissionais são responsáveis por manter as florestas e parques seguros para os visitantes e para os animais selvagens. Também atuam para educar e conscientizar o público sobre a importância da conservação do meio ambiente, como também explicam sobre ecossistemas, geografia, ecologia, entre outros.

Além disso, também podem trabalhar com recreação ou como guias, acompanhando visitantes em trilhas de parques para que não se percam no caminho ou para ensinar sobre o meio ambiente durante o passeio.

2 – Aplicação de leis

Os guardas-florestais também atuam no combate a caça furtiva, desmatamento ilegal e uso indevido das áreas de conservação (como invasão e vandalismo). Esses profissionais também se munem da lei para proibir o despejo de resíduos que podem contaminar a natureza e também impedem o acesso às áreas com ecossistemas frágeis.

3 – Prevenção e combate a incêndios

Podemos também encontrar guardas atuam na linha de frente para o combate de incêndios florestais ao lado dos bombeiros locais. Após conter o fogo, esses profissionais são responsáveis por investigar quais foram as causas e a fonte do incêndio. Além de realizarem um importante trabalho preventivo.

4 – Busca e resgate

Todos os anos, pessoas se perdem em florestas ou em parques estaduais e, quando isso acontece, é tarefa do guarda-florestal encontrá-las. São esses profissionais que realizam as buscas por pessoas perdidas, coordenam equipes de busca e ainda são capazes de realizar atendimentos de primeiros socorros. Também cabe a esses profissionais controlar o número de visitantes do local em postos de controle, para saber se realmente todos deixaram o espaço. 

Afinal, como se tornar um guarda-florestal?

No Brasil, esses profissionais são funcionários públicos que trabalham com a fiscalização de florestas ou parques estaduais. Portanto, para se tornar um guarda-florestal é necessário passar em um concurso público.

No mercado de trabalho, faltam profissionais qualificados em determinados estados para ocupar as vagas disponíveis, entretanto, não são abertos concursos públicos frequentemente para que seja feito o preenchimento dessas vagas.

Por essa razão, é imprescindível estar preparado para ir bem na prova quando abrir um concurso público na região que você reside, como dominar a geografia local, compreender de ecossistemas e ter conhecimento sobre leis e regras que protegem o meio ambiente.

Além disso, se você não se importar em mudar de estado para seguir a carreira que deseja, terá mais possibilidades de adentrar na profissão.

Formação

Embora concluir um curso de ensino superior não seja obrigatório para essa carreira, cursar uma graduação pode aumentar suas chances de ingressar na área ou até mesmo de conquistar cargos melhores. Por exemplo, uma alternativa é seguir carreira como Engenheiro Florestal.

Mas, na maioria dos concursos públicos, somente é exigido o ensino médio completo. Ainda assim, é importante realizar cursos técnicos para ter conhecimentos mais aprofundados na sua área de atuação e conseguir passar na prova com uma nota que te proporcione uma boa colocação.

Nesses cursos especializados, o estudante irá aprender legislação ambiental, primeiros socorros, técnicas policiais e de busca e resgate, além de aprofundar seus conhecimentos sobre geografia e geologia.

Salários

De acordo com informações registradas no Ministério do Trabalho e reunidas pelo site Salario.com.br, a média salarial de um guarda-florestal é de R$ 2.208,00. Esses profissionais podem chegar a ganhar cerca de R$ 4,3 mil.

Gostou de descobrir como se tornar um guarda-florestal e de descobrir mais sobre essa profissão? Continue acessando o Via Carreira para saber sobre a abertura de novos concursos públicos e para ler mais conteúdos como este.

Fonte: https://viacarreira.com/guarda-florestal/?subscribe=success#subscribe-blog-blog_subscription-3

Fernanda UemaFernanda Uema é graduada em Jornalismo, com experiência produção de conteúdo para internet e apaixonada por viagens.

Profissão JARDINEIRO

O jardineiro trata e cuida de jardins, de várias dimensões, mantendo as plantas saudáveis, e deixando o local bonito e florido. Embora esta não seja uma profissão procurada por jovens, existe um sem-fim de oportunidades no mercado de trabalho.


Os jardineiros trabalham em vários locais, desde pequenos jardins de condomínios, a jardins de grandes praças. Normalmente o trabalho tem um objetivo ornamental, ou seja, para embelezamento dos espaços. No entanto, também pode ter objetivo educativo, como é o caso da jardinagem em zoológicos ou jardins botânicos.

A jardinagem faz hoje parte de uma estratégia de urbanismo e paisagismo, especialmente nas cidades e grandes centros urbanos. Sem dúvida, quando falamos dos centros urbanos, percebemos a grande importância de espaços verdes.

Por isso, o trabalho de jardinagem é fundamental, não só para deixar as cidades mais bonitas e próximas da natureza, mas também pela qualidade de vida dos habitantes.

Se gostas da natureza, e se gostas de lidar com plantas, então continua connosco e descobre tudo o que faz um jardineiro e o que precisas fazer para entrar nesta profissão!

Começa a tua nova carreira

O que faz um Jardineiro?

O jardineiro é a pessoa que cultiva plantas e trata de jardins de todos os tamanhos, em diferentes espaços, desde interiores a exteriores.

No que diz respeito à jardinagem de interiores, ele faz a manutenção das plantas domésticas, as quais foram cultivadas em vasos e estão dentro da casa. Também se inclui na jardinagem de interiores os jardins de inverno, por exemplo.

Se quiseres seguir esta profissão, tens de gostar de lidar com plantas, e tens de ter senso estético, porque a tua função vai passar por embelezar vários espaços, desde jardins de prédios, empresas, condomínios, escolas, parques municipais, praças, entre outros.

O conhecimento das plantas é fundamental para o trabalho dos jardineiros, mas este é um conhecimento que se vai adquirindo à medida que se vai ganhando experiência e o envolvimento com as plantas é maior.

Mas é importante que o jardineiro saiba a técnica antes de começar a trabalhar, não só para combinar as diferentes plantas no jardim, mas também para saber como cuidar de cada uma delas.

Sem dúvida, é essencial saber técnicas de plantio, mas também é importante teres conhecimentos de planeamento logístico, para que o espaço fique bem organizado, harmonioso e bonito.

Além disso, é preciso teres conhecimentos sobre as necessidades de cada tipo de planta no que toca à luminosidade, tipo de solo e clima.

O trabalho de manutenção também tem que se lhe diga, porque vais ter de controlar doenças e pragas que afetam as plantas, e tens de ter conhecimentos sobre podas, adubação, rega, entre outros aspetos.


Quais as suas funções

A função do jardineiro é tratar e cuidar dos jardins. Para isso, ele precisa preparar o solo, adubar a terra, plantar, regar, podar, controlar pragas e doenças.

Ele trabalha tanto no cultivo, como na manutenção dos jardins. Além disso, também pode trabalhar em viveiros, atuando na reprodução e propagação de novas plantas, especialmente árvores e arbustos.

O trabalho nas matas é também outro caminho possível, nas quais o jardineiro corta e abate árvores, limpa as matas e acerta as ramagens.

Sendo assim, podemos dizer que os jardineiros têm como funções:

  • Fazer a manutenção da relva
  • Cultivar canteiros
  • Plantar flores, árvores e arbustos
  • Fazer a conservação de jardins
  • Adubar a terra
  • Fazer a limpeza (retirar folhagens secas, podar, entre outras tarefas)
  • Conservar a saúde das plantas, controlando pragas e doenças

Saídas no Mercado de Trabalho

Existem muitos espaços verdes no país, e a procura de jardineiros é grande. Sem dúvida, existe muito trabalho, ao mesmo tempo que se verificam poucos profissionais na área.

No entanto, vale a pena dizer que as contratações por parte dos municípios portugueses estão um tanto estagnadas. Além disso, e embora seja uma profissão muito importante, ainda não se dá o devido valor a estas pessoas que cuidam dos espaços verdes.

Muito por esta falta de reconhecimento, assim como os salários baixos, os jovens acabam por fugir desta profissão, e os que gostam da natureza e de lidar com as plantas acabam por fazê-lo mais por hobby do que por profissão.

Mas se quiseres seguir esta profissão, sabe que podes trabalhar em diversos lugares, não só para o Estado, para tratar de espaços públicos. Várias empresas de jardinagem têm surgido nos últimos anos e precisam de profissionais qualificados na área.

Empresas de construção privadas e de conservação de jardins também são opções se quiseres entrar nesta carreira.


Como entrar na carreira de Jardineiro

O curso de jardinagem é essencial para quem quer entrar na carreira de jardineiro. Vais aprender a escolher as ferramentas adequadas para cada planta, a usá-las, e a fazer a sua manutenção e conservação.

Também vais aprender a avaliar o estado do jardim e o que fazer para recuperá-lo e mantê-lo lindo e saudável.

Este conhecimento é muito importante para fazeres um bom trabalho. Embora o curso não seja obrigatório para fazeres trabalhos como freelancer, se quiseres entrar para os quadros de uma empresa, eles pedem o certificado do curso de jardinagem.

Sendo assim, dá uma olhadela a algumas escolas que oferecem este curso!



Onde estudar Jardinagem

Portugal: 


Brasil:

Se gostas de plantas, de flores, de jardins no geral, então não deixes de investir na tua formação como jardineiro. Sem dúvida, é uma profissão nobre, até porque influencia diretamente na qualidade de vida das pessoas. Do que estás à espera?


Fonte: https://www.guiadasprofissoes.info/profissoes/jardineiro/

Festa de Tabernáculos (Sucot)

Sucot (hebraico: סוכות ou סֻכּוֹת , sukkōt, ou sukkos, Festa das Cabanas, Festa dos Tabernáculos) é um feriado bíblico celebrado no 15º dia ...