Por Tom Simcox
A ordem sacerdotal de Abias, à qual Zacarias pertencia, teve origem com o Rei Davi e seu desejo de construir um Templo para o Deus Altíssimo em Jerusalém. Não tendo permissão para fazê-lo por ser um guerreiro que havia derramado muito sangue, Davi fez a segunda melhor coisa: preparou-se com todas as suas forças ( 1 Crônicas 29:1-5 ).
Ele reuniu materiais de construção, pedras preciosas, ouro, prata e bronze em abundância para facilitar a tarefa de seu filho Salomão, já que o novo rei era jovem e inexperiente. Davi entregou a Salomão todas as plantas do Templo — "as plantas de tudo o que lhe fora dado pelo Espírito" — incluindo "a divisão dos sacerdotes e dos levitas, para toda a obra do serviço da casa do Senhor" (28:12-13).
Anteriormente, os sacerdotes e levitas trabalhavam no Tabernáculo, que era uma casa de culto muito menor e portátil. O Templo seria substancialmente maior e permanente, com móveis fixos.
Os levitas que não eram descendentes físicos de Arão, irmão de Moisés, o primeiro sumo sacerdote de Israel, tinham a responsabilidade única de ministrar “sobre o tabernáculo do Testemunho, sobre todos os seus móveis e sobre todas as coisas que lhe pertencem” ( Nm 1:50 ).
Davi dividiu os descendentes de Levi em grupos menores para que cada família tivesse a mesma oportunidade de ministrar. Da mesma forma, os sacerdotes também foram divididos. Havia 24 grupos, o que permitia que cada grupo, ou ordem, servisse por duas semanas a cada ano ( 1 Crônicas 24:4-6 ). 1 A ordem de Abias era a oitava ordem (v. 10).
O fato de a ordem de Abias ter usado a sorte para determinar onde cada um ministraria indica que devia haver mais sacerdotes do que meios de serviço. O povo de Deus frequentemente usava a sorte (hebraico, purim) para discernir Sua vontade e direção ( Atos 1:26 ).
Como é incrível que hoje tenhamos tantos caminhos disponíveis para encorajar, ensinar, liderar e servir ao Senhor. No entanto, muitas vezes parece que, ao contrário dos sacerdotes de antigamente, poucos realmente desejam se apresentar e ministrar.
NOTA FINAL: Charles C. Ryrie, The Ryrie Study Bible, edição expandida (Chicago: Moody Press, 1995), 659 n. 1 Crônicas 24:4 .
Fonte: Israelmyglory.org/article/the-order-of-abijah
Nenhum comentário:
Postar um comentário